sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Como efetuar a Habilitação de Períodos (EMS5.0)?


Resposta
--------
 Habilitação de Períodos
=======================
 
A Habilitação de períodos é efetuada através do programa Manutenção Exercícios Contábeis (utb075aa).
 
Os períodos devem estar habilitados para todos os módulos utilizados no EMS5.0. Em cada módulo a Habilitação deve ser efetuada para TODOS OS CENÁRIOS contábeis.
Por exemplo, se a empresa possui o cenário FISCAL e GERENCIA, não basta apenas habilitar o cenário FISCAL. Deve ser habilitado, também, o GERENCIA.
 
No cadastro de Cenário, há a opção INATIVO, onde deve ser informado se o cenário está ATIVO ou INATIVO. Para os cenários INATIVOs irá desconsiderá-los na habilitação. Somente irá verificar os cenários que estiverem como INATIVOS = NÃO.
 
No caso específico do módulo de contabilidade (FGL), a Habilitação é mais demorada. Isto ocorre porque na habilitação de períodos do módulo de Contabilidade é feita a transferência de saldos das contas contábeis e centros de custos.  Para evitar problemas nos saldos durante a Habilitação, a contabilidade possui uma sequência para a Habilitação, conforme abaixo:
1º) Congelar do primeiro período habilitado até o anterior ao que está desabilitado;
2º) Habilitar o período desejado;
3º) Habilitar o(s) período(s) que foi congelado no 1º passo. (se necessário)
 
A habilitação de períodos para o módulo FGL deve ser efetuado um a um. Ou seja, os períodos anteriores (todos) devem estar congelados.
 
Consulta:
---------
A consulta da situação dos períodos deve ser efetuada através da CONSULTA UNIDADE ORGANIZACIONAL, botão SIT MOVIMEN. Informar o módulo e irá apresentar a situação para o módulo. 
 
Acerto:
-------
Caso o período esteja habilitado para todos os cenários no módulo e na consulta Unidade Organizacional o período continua desabilitado, executar o programa específico FGL803AA.p (prgfin/fgl/). Este programa foi construído para correção das bases e liberado no início do ano de 2002, onde identificamos um problema de Habilitação que já foi corrigido. 
Se o programa não corrigir a situação na Consulta Unidade Organizacional, então rever a parametrização pois há algo incorreto.
 
Problemas persistem:
--------------------
Se o erro persistir após todos as verificações de parametrização, enviar os anexos abaixo que estão descritos na FAQ.1541.
- Imprimir Relatório Exercícios Contábeis 
         Opção: Inclui Periodo Ctbl (setado)
                Imprimir Situação Período Contábil (setado)
                Imprimir pelo Módulo (Informar módulo com problema)
 
- Entrar opção Manutenção -> Visão Organizacional -> Unidade Organizacional   Selecionar a unidade organizacional com problema;
   Entrar no botão detalhe
   Entrar no botão relações
   Entrar no botão sit movimen (Enviar o print screen da tela, posicionar para que o módulo com problema possa ser visualizado)
 
 
- Imprimir Relatório de Cenário Contábil para todos os cenários existente.
 
- Enviar o extrato de versão do programa de habilitação de períodos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário