domingo, 1 de dezembro de 2013

Criação de Relatório BIA - PIMS C/S



No Sistema PIMS C/S existe um módulo chamado BIA - Boletins de Indicadores Agrícolas e com ele é possível criar diversos relatórios utilizando diversas fontes de dados do próprio PIMS.

Neste artigo, ensinarei a criar um relatório ref. a DISPONIBILIDADE DE COLHEDORAS de acordo com os apontamentos de Ordem de Serviços do MANFRO, Fonte.: MNFR_111. (Para saber sobre as demais fontes entre em contato);

Primeiramente deve-se logar, no sistema PIMS C/S com o usuário e senha e o mesmo deve ter liberado no perfil (criado através do GUTILIT.EXE) o módulo BIA.EXE


Então na imagem acima, temos o BIA - Geração de dados para BIA.

No menu > Tabelas temos as opções conforme mostra a imagem abaixo,


Em Grupo de Visões podemos criar Grupos de acordo com o tipo de Relatório que será criado.


Já em Configuração de Dados, será criado a Visão, Fonte de Dados e os Filtros que serão parametrizados para exibirem os dados do BIA.


Já em Configuração para Exportação de Dados é onde parametrizamos o Atributo a ser printado no relatório.


Nesta tela será parametrizado o Relatório e como será o layout e informações impressas.


Pronto, já conhecemos as telas principais do BIA, agora vamos montar uma visão.

Acessando o Menu > Tabelas > Configuração de Dados;

Iremos criar 4 linhas, conforme mostra a imagem abaixo.

Visão pode ser um numero Sequencial, desde que não esteja sendo utilizado ainda.

Grupo se refere ao Grupo de visão mostrado na 2ª tela de imagem logo acima.

Dt. Validade refere-se a data de validade a partir de quando o relatório BIA poderá ser processado, sempre é bom colocar um período de anos anteriores pois pode-se ser necessário processar o BIA para a safra toda.

Sit. significa se está ativo ou não.

Fonte de Dados observem que ali colocamos a fonte.: MNFR_111 (que é a mesma que acessamos no aplicativo MNF_BAS quando realizamos alguma emissão dos QRPs)

Váriavel 1 para agrupamento é qual o filtro que será principal para selecionarmos os dados e neste caso utilizamos o CD_MODELO que é ref. os modelos das colhedoras.

Filtros será o campo responsável por setar quais informações sairá em cada visão / fonte. Neste caso a linha da fonte 100 estamos selecionando o CD_MODELO = '19' (que se trata do modelo da Colhedora CASE) e após selecionamos o FG_TP_EQUIP IN (1,4) (que se trata dos tipos de equipamentos próprios e alugados) já por último o FG_DISPONIB ='1' (que refere-se a filtrar apenas os equipamentos que estejam ATIVOS)

Ini Prod/Safra quer dizer que os dados serão exibidos a partir da produção ou do inicio da safra (de acordo com o calendário de safra CFGCEN)

Tipos Acum. Separados, quer dizer se os dados serão D-Diarios, S-Semanais, M-Mensais ou A-Anuais.


Neste passo iremos criar os Dados para Exportação de Dados (Observação dependendo da instalação do seu BIA por default a PRX deixa criado até o BOLETIM_AGR_MOD6 então no link a seguir pode-se criar mais tabelas para outras visões Script-CriaçãodeTabela neste caso boletim mod8.)

As informações Header, pode-se ficar igual a imagem abaixo ou de acordo com a sua necessidade.


Já as informações do Detalhe, configuraremos de acordo com o exemplo da imagem abaixo.

Sendo que informaremos as Visões, Tipo Acumulador neste exemplo utilizaremos o S - Semana, Tipo Dado - T = Total, Valor Variável 1 = TG - Total Geral, Atributo VL_PRODUC4, Nome da coluna variável sequencialmente pode-se utilizar VALOR001 etc.... já em Observação uma informação para saber o que cada visão significa.

A formula ref. a VL_PRODUC4 significa igual consta na seleção da imagem abaixo.





Agora iremos configurar o relatório.

Na Coluna Atributo, seleciona o mesmo que informamos na tela Config. Exportação de Dados.

Sequencia de Impressão, o nome já diz será a sequencia que imprimirá no relatório.
Tipo Dado, T - Titulo e S - Sub Titulo
Descrição é como você quer que saia no relatório
Atributo Semana colocaremos de acordo com o que definimos em Configuração Exp. Dados.


Agora iremos realizar a geração dos dados que acabamos de criar.

Primeiramente coloca-se o período neste caso irei fazer de 17/11 à 22/11/2013, selecionaremos apenas as visões criadas e passaremos para a aba filtros,


agora marcaremos a opção considerar equipamentos sem apontamento de atividade mecanizadas, para que seja possível que o BIA entenda que tem de pegar a disponibilidade de acordo com a abertura de OS´s no MANFRO e não só com base nos apontamentos do APT_ATRC.


Agora basta clicar em OK e esperar o processamento.

Após finalizar da OK, na mensagem de conclusão e vamos a emissão do relatório.


Entrar no Menu > Visões > Relatórios > Realizado conforme a imagem abaixo.

Escolher o arquivo de acordo com o que definimos lá em configuração de Exportação de Dados.

Colocar a data e clicar em OK.


Pronto, observe o relatório que criamos. Nele está sendo exibido as informações semanais dos modelos das colhedoras ref. a informação de disponibilidade (Fonte.: MNFR_111)


Espero que tenha ficado claro como se cria um relatório no BIA, e caso ficou alguma duvida pode entrar em contato.











Nenhum comentário:

Postar um comentário