quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

GLPI - Abertura de chamado através do e-mail (gateway de e-mail)


Olá neste post explicarei e ensinarei a configurar o GLPI para que seja possível utilizar a função "Gateway de E-mail" está função permite que o usuário possa abrir o Ticket ou Chamado através do e-mail sem ser necessário abrir o Portal GLPI e criar um chamado por lá.

Não entraremos em muitos detalhes pois este POST é apenas para configurar a função "Gateway de E-mail" e todo o ambiente já tem que estar instalado, configurado e funcionando.

Iniciando então deve-se acessar o GLPI com um usuário com os privilégios de ADMIN, e acessar a opção de menu > Configurar > Gateway de e-mail.



Após devera inserir um novo "Gateway" através do botão ( + ) e configurar a conta do e-mail, usuário, senha, tamanho do anexo etc...

É altamente recomendado utilizar um e-mail exclusivo para tal tarefa, exemplo glpi@empresa.com.br ou helpdesk@empresa.com.br fica ao seu critério a nomenclatura do e-mail.


Após deveremos acessar a opção do menu > Administração > Regras.



Após irá clicar sobre a opção > Regras para atribuição um chamado criado através de um receptor de e-mail


Agora deverá criar um regra do nome ao seu critério, conforme demonstro na imagem abaixo.

Regras para atribuição um chamado criado através de um receptor de e-mail ) , nesta nova regra você vai definir o critério "USUÁRIO COM PERFIL" | "é" | [perfil que deseja associar] , no meu caso foi post-only. A AÇÃO deve ser "Entidade com base no perfil do usuário" | Atribuir | Sim. 


Após iremos acessar o menu > Administração > Usuários e verificar um usuário em questão.


Nesta tela você deverá verificar o seguinte,

Na administração de usuários ( Administração > Usuários ) acesse o cadastrado de usuário desejado e especifique os campos: PERFIL PADRÃO, ENTIDADE PADRÃO e EMAILS (os 3 campos são fundamentais para que o sistema associe automaticamente) 


Agora iremos acessar a opção do menu > Configurar > Ações automáticas.


Escolheremos a opção 'mailgate' que serve para ficar verificando de tanto em tanto tempo e realizar a leitura dos e-mails que é enviado para o e-mail glpi@empresa.com.br e faz a abertura dos chamados.


Deve-se configurar o "mailgate" conforme a imagem abaixo ou da sua preferencia / necessidade de tempo de leitura dos chamados. 


Agora, vamos ao TESTE.

Através do programa de envio de e-mail vamos enviar um e-mail para glpi@empresa.com.br com o assunto, problema descrito no corpo da mensagem e um anexo. Observem a hora do Print abaixo.


Agora observe na tela abaixo que é a tela de novos chamados que não nenhum novo chamado. Observem a hora do Print abaixo.


1 minuto depois automaticamente o "mailgate" executou e fez a geração do chamado. Observem a hora do Print abaixo.


Voltando ao programa de e-mail observe que o usuário recebeu o e-mail, com o numero do chamado. Observem a hora do Print abaixo.


Visualizando o chamado, observe que na observação veio o que colocamos no corpo do e-mail e o anexo constá la nos "documentos associados".


Pronto, está configurado o GLPI para abertura de chamado através do e-mail.

Espero que tenham gostado e seja útil esta dica.

Até a próxima.

54 comentários:

  1. Obrigado pelo post, me ajudou muito.

    Gostaria de saber se é possível, direcionar o chamado para uma determinada categoria (Dropdown) através do email, realizando alguma regra de verificar o corpo do email e filtrar por "palavra-chave", e mover para uma categoria.

    Obrigado pela atenção

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    1. Boa tarde Gustavo,

      Você conseguiu configurar, estou com a mesma duvida.

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  2. Gustavo, desculpe pela demora. Estava de férias.

    Vou simular aqui e lhe mando em breve se é possível fazer este redirecionamento.

    Obrigado.

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    1. Fernando, Obrigado pelo retorno!

      Gostaria de saber se conseguiu realizar a simulação?
      Tentei em paralelo realizar algumas regras porem sem sucesso.

      Fico no aguardo,

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    2. Gustavo, Bom Dia! não simulei... correria rs

      Vamos lá, então o fulano do abençoado do usuário abre o chamado onde menciona problemas na Impressora então pode-se utilizar a palavra chave "impressora" para redirecionar o chamado a categoria (tal) ou analista desejado. seria +/- isso?

      me adiciona no skype: fernandoverga abraço!

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    3. Fernando, estou na mesma situação do Gustavo...

      Se vc conseguir uma solução para isso, gostaria de saber tb.

      O ideal seria se nas regras tivesse essa opção, de acordo com o assunto do e-mail, utilizar um determinado modelo de chamado...

      Valeu

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    4. Boa tarde, Fernando.
      Meu nome é Danilo,
      Realizei os passos acima que você postou, e no final encontro o erro "Não foi possível conectar ao servidor coletor de e-mails" - já fiz de tudo e não consigo realizar essa configuração. Poderia me ajudar? poderia me passar seu skype?

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  3. Amigo, mesmo com o usuário glpi administrador, não aparece essa opção no meu painel de controle. A versão do meu Help Desk é a 0.84.4. Muda alguma coisa?

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    1. PVCardoso, a opção continua lá sim, só que na nova versão a nomenclatura dela mudou, agora é "Destinatários".

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  4. PVCardoso, qual opção não aparece para você.?

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  5. Amigo, não deu certo, vc tem skype?

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    1. Skype.: fernandoverga
      Linkedin: http://br.linkedin.com/in/fernandoverga

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  6. Muito obrigado!

    Resolveu nosso problema... ;)

    Abraços!

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  7. Muito Obrigado pela ajuda Fernando!

    O GLPI já está 100% aqui... agora é só partir para os testes!

    Abraço!

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  8. Ja configurei o meu GLPI para abertura de Chamados via Email, mas sempre recebo a msg: "Não foi possível conectar ao servidor coletor de e-mails".
    alguem tem alguma ideia??

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    1. Marcio, poderia passar um print da tela de erro e da configuração? me add no skype: fernandoverga

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    2. Estou com o mesmo problema Márcio. Fernando tentei adiciona-lo no skype mas você não aceitou. Conseguiram resolver?

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  9. Bom dia, já efectuei a configuração da abertura de chamado via email, no entanto a acção automática não está a funcionar, só consigo importar os emails manualmente.

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  10. Bom Dia! deve ter faltado algum detalhe de regra de sincronização.

    Se quiser mandar um print das telas de configuração posso dar uma olhada. Ou adicione no Skype.: fernandoverga

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  11. Boa tarde a todos,
    Estou achando bem bacana o GLPI, estava quebrando a cuca no Ocomon e me deparei como GLPI, só que de cara ao tentar configurar um e-mail para ser enviado para o departamento de suporte, nem a opção gateway de e-mail aparece apenas: configurar>Lista suspensa>componentes>relacionamentos externos, mas nada de Gateway de e-mail :/

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  12. Bronson, obrigado pelo retorno. Vamos ver suas configurações pode ser algum detalhe. qual a sua versão do GLPI?

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    1. Opa, então minha versão é a 0.84.4 reinstalei tudo agora tem mais opções:

      Listas suspensas,componentes,notificações,Slas, geral, verificações, ações automáticas,autenticação,destinatários,relacionamentos externos e plugins, mas gateway de e-mail ainda nada.

      Obrigado pela atenção.

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  13. Boa noite. O meu também não tem a opção gateway de e-mail o que pode ser? Versão 0.84.7

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    1. Tem comentários ai pra cima de como se chama a opção na versão nova!

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  14. Boa noite Fernando,
    O meu funcionou direitinho. Parabéns pelo artigo e nos ajudar!!
    Só tem uma coisinha que queria implementar.
    Tem como eu colocar, para atribuir para automaticamente através de algum filtro, por exemplo, o campo CC do e-mail ou alguma palavra chave.
    Vi que tem como você configurar nas regras, porém, aqui todo mundo está na Entidade Raiz, tem alguma forma de eu ao inves de filtrar pela entidade, filtrar pelo usuario? Por exemplo, toda vez que for a palavra Google o chamado for atrituido para o Usuario João.
    Obrigado pela ajuda.
    boa noite.

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  15. Amigos bom dia,

    Fiz a configuração do mailgate para receber automaticamente mas não executa nem com 1 minuto, nem com 5 minutos, porém se eu mandar executar funciona normalmente.

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  16. Boa Noite Fernandão,

    Se puder me ajudar estou com 2 probleminhas:
    1. Gostaria que qualquer e-mail do domínio do cliente ao enviar o e-mail abrisse o chamado, exemplo qualquer nome @dominio.com , porém não sei como expressar isso no cadastro da entidade, se eu colocar um único e-mail funciona perfeitamente.

    2. Quando o glpi abre o chamado não retornado um e-mail informando ao usuário que o chamado foi aberto? Gostaria de saber também se esse recurso serve para sempre que tiver alteração no chamado disparar um e-mail avisando ao usuário ?

    Se poder me ajudar fico grato! Obrigado!

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  17. Primeiramente parabéns pelo tutorial, consegui fazer a configuração para abertura de chamados por e-mail, só tenho uma dúvida aqui meu GLPI só consegue abrir chamados por e-mail se o e-mail do usuário já estiver previamente cadastrado, tem como mudar isso para que todos os e-mails possam abrir os chamados ?

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  18. Ola
    Depois das configuracoes efetuadas no Gateway de email, dá a mensagem "Could not connect to mailgate server".
    Tenho na empresa um exchange 2013 com o dominio "empresa01.local". A conta/email que utilizo é tickets@empresa01.local. O meu glpi tem a versao 0.84.
    Qual o problema?

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  19. Boa tarde,
    a abertura do chamado esta funcionando perfeitamente, porem somente para clientes previamente cadastrados no glpi. Gostaria de saber se existe alguma forma de abrir esse chamado sem ter que cadastrar o cliente no sistema, e se caso o cliente não esteja cadastrado no sistema ele possa receber um email informando, por ex: Cliente X não esta cadastrado no glpi, porem ele envia um email sem saber, dessa forma ele recebe um email informando "Seu email não esta cadastrado, favor entrar em contato pelo numero 22 9999-9999 e cadastre seu email."

    Agradeço a ajuda de todos! até!

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    1. Bom Dia!

      Não conheço esta possibilidade de abrir chamado/ticket sem ter em sua base.

      Esta vou ficar devendo!

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  20. Ola bom dia, tentei seguir esse seu tutorial, mais na versão 0.85.2 esta bem diferente as configurações, teria como atualizar o tutorial?? Obrigado

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  21. O meu reportou este erro "Não foi possível conectar ao servidor coletor de e-mails", alguém pode me ajudar ?

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    1. Passa aqui os parâmetros que vc colocou.

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  22. Este comentário foi removido pelo autor.

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  23. Muito boa a explicação! Executei o tutorial mas me deparei com a seguinte situação:
    no passo em que ele conecta no e baixo o email ele não abri um novo chamado, ele conecta e consegue verificar mas retorna a mensagem “Número de e-mails disponíveis e recebidos 1″
    Minha versão é a 0.84.7 ambiente linux.
    Coloquei os seguintes parâmetros em Destinatários:

    Nome: ca.teste@xxxx.gov.br
    Ativo: sim
    Servidor: pop.xxxx.gov.br
    Opções de conexão: POP / SSL / NO-TLS / NO-VALIDATE-CERT
    Login: ca.teste@xxxx.gov.br
    Senha: *****

    Em Regras:

    Critério -> destinatário de e-mail é ca.teste@xxxx.gov.br
    Ações: Entidade baseada no perfil do usuário / atribuir / Sim

    Pode me ajudar por favor? Não sei mais o que fazer...

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  24. Veja se alguém consegue me ajudar:

    GLPI 85.4 - XAMPP + WINDOWS 2008 R2

    Eu configuro e-mail imap do gmail, Conecta tudo beleza.

    Na hora de abrir o chamado, quando eu vou na área destinatário, opção obter e-mails não importado aparece a seguinte mensagem:

    "Impossível atribuir o e-mail a uma entidade"

    Alguém já passou por este problema, saberia me indicar o caminho das pedras?

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  25. Tenho 46 entidades e 4 técnicos. Cada técnico atende a X entidades. Necessito que os chamados sejam atribuídos a cada técnico assim que a entidade abrir o chamado.

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    1. Tenho a mesma dúvida Wilter.
      Não consigo atribuir o chamado automaticamente para um técnico.

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  26. Boa tarde a todos.

    sou prestador de serviços e tenho um cliente que possui muitos funcionários e gostaria de saber se existe a possibilidade de abrir o chamado baseado no dominio do cliente, pois seriam muitos endereços de e-mail para se cadastrar em um único perfil.

    Obrigado

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  27. Bom dia Fernarndo, muito obrigado pelo tutorial, me ajudou muito a entender como fazer essa configuração para o GLPI que estou implementando em minha empresa, só estou com um problema e gostaria da ajuda de alguém!!

    usando o GLPI 0.90.3 algumas configurações apenas mudaram de lugar, mas consegui configurar o Email, Ações Automáticas, as Regras do Coletor de emails e o perfil/entidade padrão dos usuários, o meu único problema é que o GLPI não está abrindo chamado pelos emails recebidos.

    eu até recebo algumas notificações de alterações de chamados que o GLPI envia, mas abrir chamados ele não abre!!

    o e-mail usado é do Office 365, seria esse o problema?

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  28. Olá, estou tendo problemas com glpi versão 0.90.1, fiz todas as configurações necessárias porem ao fazer o teste me aparece uma mensagem "Não foi possível conectar ao servidor coletor de e-mails"
    alguém pode me dar uma força?

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    1. Olá, você chegou a verificar se as configurações de e-mail estão corretas "smtp" "tipo de auth" "usuário" "senha" ?

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  29. Prezados, boa tarde! Estou com o mesmo problema aqui, alguém tem alguma idéia, já tentei reconfigurar como pop, impa.
    Refiz as configurações do destinatário umas 10 vezes, mas nada, sempre aparece a mesma mensagem.

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  30. Estou com o mesmo problema, consigo realizar a configuração usando o gmail, mas quando uso o office 365 (com relay)o mesmo não funciona, tenho outras aplicações configuradas com o relay e funfa de boas.Estou usando a versão 9.1.Se alguém conseguir me ajudar ficarei grato, Skype. wanderlage

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  31. Olá! Estou com uma dúvida quanto a abertura de chamado por e-mail. Configuramos e está funcionando perfeitamente, mas o cenário no local onde trabalho é um pouco diferente. Hoje temos 3 entidades + a entidade root. Os usuários possuem três perfis de usuário comum (somente para abertura de chamado), cada perfil vinculado a uma entidade e eles selecionam o perfil que vão usar ao acessar o sistema. A dúvida é a seguinte: se um desses usuário tentar abrir uma chamado por e-mail, como o sistema vai definir para qual entidade é esse chamado? seria com regras de negócio ou tem como configurar mais de um e-mail, um para cada entidade e então o que definiria a entidade seria o endereço de e-mail do destinatário?

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  32. Olá! É possível receber e-mail externos (qualquer domínio) e abrir chamado automaticamente?
    Criei uma entidade para receber e-mail de fornecedores e automaticamente gerar chamados. Porém os e-mails são recusados pelo GLPI.

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