sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Squid - Limpando cache rapidamente


Squid - Limpando cache rapidamente

Vou contribuir com uma dica sobre o que eu costumo fazer quando preciso limpar o cache do Squid com rapidez.

Pra quem nunca limpou o cache do Squid, primeiro, você precisar saber onde ele fica.

Para isso, abra o seu "squid.conf" (no Debian, por padrão, ele fica em "/etc/squid3/squid.conf") e verifique o caminho do cache na opção "cache_dir", que, no meu caso, está apontando para o diretório "/var/spool/squid".

Agora vamos ao procedimento que deve ser realizado.

Pare o serviço do Squid:

# /etc/init.d/squid3 stop

Renomeie o diretório do Squid (aqui está o segredo, se você apagar esse diretório e depois recriar, ele vai demorar para apagar e sua Internet vai ficar mais tempo sem funcionar):

# mv /var/spool/squid /var/spool/squid.del

Recrie o diretório de cache:

# mkdir /var/spool/squid

Dê permissão para o diretório criado:

# chmod 777 /var/spool/squid

Reconstrua os arquivos de cache:

# squid3 -z

Inicie o servidor do Squid (nesse passo, a sua Internet já volta a funcionar):

# /etc/init.d/squid3 start

Com a internet já funcionando, apague o diretório de cache antigo, sem impactos para os usuários:

# rm -rf /var/spool/squid.del

No meu caso, eu criei um script com esses comandos e eu nem preciso fazer mais nada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário