sexta-feira, 21 de março de 2014

Como mover máquinas virtuais entre servidores VMware ESXi



Se sua “fazenda” de servidores VMWARE começar a crescer, provavelmente vai precisar relocar máquinas virtuais entre servidores físicos diferentes. Esta tarefa é bem simples quando se usa o Virtual Center, software para administrar os servidores VMware de um único ponto, mas quando você não tem este recurso esta tarefa pode ficar bem complicada.
Para poder mover máquinas virtuais é possível fazer download dos arquivos da sua máquina e upload para o novo servidor. Abaixo os passos necessários:
Abra o VMware Infrastructure Client e dê um duplo clique no datastore que contém a máquina virtual que quer mover:

Clique na pasta da máquina virtual que quer mover e faça download para sua máquina e depois faça upload para o novo servidor VMware ESXi:



Algumas coisas para lembrar:
1) Seu computador precisa ter espaço na sua máquina para armazenar a máquina virtual. Os arquivos podem ter facilmente 20 ou 30 GB. Não compacte seu sistema de arquivos se não tiver espaco, isso vai multiplicar por 2 ou mais o tempo necessário tanto para download como para upload.
2) Sua rede precisa ser rápida. Se você puder, instale placas de rede gigabit tanto nos servidores VMware como na sua estação de trabalho. Esta providência vai agilizar bastante a transferência.
3) Verifique se a máquina virtual não está com snapshots desnecessários. Isso pode aumentar consideravelmente a quantidade de dados a ser transferida e consequentemente o tempo para fazê-lo. Logo vou fazer um artigo sobre snapshots no VMware.

Nenhum comentário:

Postar um comentário