sexta-feira, 7 de março de 2014

Trauma Zer0 - Tz0 Console. Gerenciamento e Controle do Parque de TI


Trauma Zer0 - Tz0 Console


Olá pessoal neste post mostrarei um pouco desta fantástica ferramenta de gerenciamento e controle do parque informático chamada TraumaZero;

Apresentarei um pouco das funções da Tz0 - Console, basicamente é onde o Analista de TI, irá gerenciar e controlar suas maquinas remotamente.

Como pode-se notar na imagem abaixo, para se conectar nas maquinas é necessário informar o IP ou Nome do Computador.

Cada computador existe um agent instalado onde é configurado IP, Porta, Senha do Servidor TraumaZero;


Após conexão estabelecida, automaticamente o Tz0 Console, irá recuperar as informações de File Manager da maquina em questão que está sendo realizado a conexão.

Observem que abaixo de File Manager, existe Shared, DOS, Find files, FTP etc... É bem vasto a possibilidade de conexões e intervenções a serem feitas na maquina sem atrapalhar o usuário.


Já na Guia, Process podem notar que existe Tasks, Services e Log events.

Vejam que na opção tasks o mesmo recupera os processos que estão sendo rodados na maquina, sendo possível, matar o mesmo, definir prioridade ou mesmo eliminar definitivamente (claro que dará problemas rs)


Para a opção Services, é a mesma proposta. Pode-se parar, iniciar e gerenciar como total transparência ao Usuário.


Um pouco mais abaixo, na guia Message. Tem diversas maneiras de interação junto a estação, sendo possível mandar uma mensagem igual o exemplo abaixo ou mesmo iniciar um chat com o usuário entre outras.


Está imagem abaixo seria uma das mais utilizadas, seria o famoso VNC. Nesta opção é possível então se conectar remotamente e prestar suporte, sendo possível (Configurável) se conectar remotamente somente se o usuário liberar, exibir na tela do usuário uma Screen Protection que nada mais é uma mensagem onde será exibida na tela do usuário com a mensagem configurável e o usuário não consegue enxergar o que o analista está fazendo na estação. Entre outras possibilidades.


Uma opção muito utilizada também é a guia, Polices > Protect.

Basicamente serve para criar bloqueios dos mais diversos, como bloquear Pen Drive, DVD, HD Externo, Team Viewer etc... Neste cenário, as regras são importadas do servidor, porém pode-se criar regras individuais onde será aplicado apenas a estação que deseja.


Um pouco mais abaixo na Guia > Extras, temos diversos recursos como IP Scan, Tunnel VTN. Porém um muito útil é o REGEDIT, pode-se mexer e alterar, incluir totalmente remoto através desta opção. (Novamente, sem ter que encher o usuário ou melhor o usuário lhe encher rs)


Na guia, Information como o nome já diz, temos informações e acesso (gerenciar) como Hardware, Software (remover) entre outros. Muito útil também.


Espero que tenham gostado desta pequena demostração. Creio que seja 5% do que a ferramenta realmente tem a oferecer.

Tem muitos outros módulos, como inventario de hardware / software, controle de licença, backup (imagem/ghost), entre outros...

Se gostaram do tutorial e tiverem interesse de conhecer mais, e outros exemplos é deixar um comentário que posto mais conteúdo ou informações sobre o assunto.








Nenhum comentário:

Postar um comentário